Artigo - "O amor é Constitucional"

O amor é algo que nunca sai de moda, para onde se olha fica notório a presença ou falta dele, pode-se dizer que o amor e causa de salvação ou de destruição de nosso planeta. Pois o amor nem sempre faz bem, torna-se obvio quando se verifica que uma pessoa tem amor ao dinheiro, poder, prostituição, a bens materiais e até a uma idéia ou a uma outra pessoa, podendo por causa destes destruir tudo o que encontrar em seus caminhos para manter aceso esse amor.

O amor aparece por diversas vezes na bíblia: " Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (...) (1 Coríntios 13)."
“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei - Jesus Cristo” (Jo 15, 12).
O amor na Bíblia dispensa explicação, pois é auto-explicativo.

É, em nome de todo amor positivo que são feita as leis ou pelo menos deveria ser, mas neste momento o foco é como se tudo fosse realizado da maneira correta.

O amor também é Constitucional, a Constituição Federal de 1988 por diversas vezes nos demonstra isso a começar por seu Preâmbulo "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL." (grifo nosso). 
Podemos perceber o amor quando se deseja o melhor para todas as pessoas pertencentes a esta sociedade e a outras sociedades também quando cita a ordem internacional e visa a solução pacífica das controvérsias, isso nada mais é do que o amor.
O principio da Dignidade da pessoa humana instituído no artigo 1° da CF/88, também vem a demonstrar o amor ao próximo ao ser humano seja ele conhecido seu ou não, amigo ou não, pobre ou rico, poderoso ou não, ou seja, fazer bem sem olhar a quem.
Já englobando todo e qualquer outro artigo que demonstre o amor na Constituição Federal de 1988 temos o Principio da Igualdade situado no artigo 5º (Todos são iguais perante a lei...). O principio da igualdade na lei, a qual é destinada ao legislador, ou ao próprio Executivo, que, na elaboração das leis, atos normativos, e medidas provisórias, não podem fazer nenhuma discriminação. Principio da igualdade perante a lei, que se traduz na exigência de que os Poderes Executivo e Judiciário, na aplicação da lei, não façam qualquer discriminação(3). Esta é uma forma de amor que demonstra a igualdade das pessoas seja aos olhos do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, principio este que deve ser aplicado também nas relações humanas do dia a dia.

Se todos se unirem em prol de uma sociedade mais justa mais fraterna talvez não fosse necessário à legalização do amor que é uma Lei natural não precisa estar escrita para que saibamos que este é o melhor caminho a ser seguido.
Tudo escrito na Bíblia e na Constituição Federal é muito bonito, mas precisa sair do papel, então ame a vida, ame as pessoas, ame o mundo, pois este é amor é Bíblico, este é amor é Constitucional. O amor é LEGAL.

Referências bibliograficas:

1 - Bíblia sagrada.
2- Constituição Federal de 1988
3- Site Wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_igualdade )

Autor:
Pitágoras Lacerda dos Reis - Advogado.


 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Advogado, membro da Comissão de direito com Consumidor da OAB-GO, Catequista e eterno aprendiz.

Sobre este blog

Blog de noticias juridicas.

Colegas